Um potente terremoto de 8,8 graus na escala aberta de Richter atingiu neste sábado (27) a região central do Chile, perto de Concepcion, a 400 km ao sul de Santiago, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O mesmo instituto havia divulgado anteriormente que o tremor atingiu 8,3 graus, posteriormente 8,5 graus.
O forte tremor levou o Centro de Advertência do Pacífico a emitir alertas para possíveis tsunamis para pelo menos sete países: inicialmente para Chile e Peru, posteriormente estendido para Equador, Estados Unidos, Colômbia, Panamá, Costa Rica, além de regiões da Antártida. Pouco após o terremoto atingir o Chile , o Japão também entrou em alerta para possíveis tsunamis.
O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 e estremeceu prédios na capital, Santiago, a 317 km de distância. Várias regiões da cidade ficaram sem energia e muitos chilenos, com medo, saíram às ruas. O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 59 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca.
Não há ainda informações sobre danos ou vítimas.
Fonte: Portal G1
O terremoto de 8.5 na escala Richter que atingiu o centro do Chile neste sábado foi sentido em algumas regiões da Argentina, no entanto não haviam sido registrados grandes danos. Segundo a imprensa local, cidades do centro da Argentina, norte e sul também foram afetadas pelo abalo sísmico, assim como em algumas regiões da capital Buenos Aires. O governador da província de San Juan, uma das áreas onde mais se sentiu o tremor, José Luis Gioja, pediu tranquilidade à população. Mesmo tendo dito que o terremoto foi sentido com intensidade, Gioja não falou em danos materiais.
Fonte: Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário