domingo, setembro 26, 2010

Política, profecia e responsabilidade individual

1- Como entender Romanos 13:1 - "Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas"?

"O povo de Deus deve reconhecer o governo humano como uma instituição divina, de modo que ensinará obediência às autoridades como sendo um sagrado dever, em sua legítima esfera. Entretanto, quando as suas pretensões entram em conflito com os reclamos de Deus, a Palavra de Deus precisa ser reconhecida como estando acima de toda e qualquer legislação humana". Testemunhos para a Igreja, v. 6, p. 402.

"O poder de Davi fora a ele dado por Deus, mas para ser exercido apenas de acordo com a lei divina. Ordenando ele aquilo que era contrário à lei de Deus [2Sm 11:15], tornava-se pecado obedecer. 'As autoridades que há foram ordenadas por Deus' (Rm 13:1), mas não devemos obedecer-lhes contrariamente à lei de Deus". Patriarcas e Profetas, p. 719.

Outros exemplos bíblicos: As parteiras do Egito (Êx 1:15-17 e 21). Sadraque, Mesaque e Abede-Nego (Dn 3:18). Daniel (Dn 6:6-10). Pedro e João (At 4:18 e 19; 5:28 e 29).

2- Qual é a responsabilidade do cristão perante Deus ao votar?

"Todo indivíduo exerce uma influência na sociedade. Em nossa terra favorecida, todo eleitor tem de certo modo voz em decidir que espécie de leis hão de reger a nação. Não deviam sua influência e voto ser postos do lado da temperança e da virtude?" Obreiros Evangélicos, p. 387.

"O povo de Deus não deve votar para colocar tais homens [que vão reprimir a liberdade religiosa] em cargos oficiais; pois assim fazendo, são participantes nos pecados que eles cometem enquanto investidos desses cargos". Fundamentos da Educação Cristã, p. 475.

3- Em vez de escolher um candidato posso votar no partido?

"Não podemos, com segurança, votar por partidos políticos; pois não sabemos em quem votamos". Fundamentos da Educação Cristã, p. 475.

4- E se eu votar naqueles que restringirão a liberdade religiosa só para a profecia cumprir-se mais rápido?

"É nosso dever, ao vermos os sinais do perigo que se aproxima, despertar-nos para a ação. Que ninguém se assente em calma expectativa do mal, confortando-se com a crença de que esta obra terá de prosseguir porque a profecia o predisse, e que o Senhor guardará o Seu povo. Não estamos cumprindo a vontade de Deus se nos deixarmos ficar em quietude, nada fazendo para preservar a liberdade de consciência... Haja as mais fervorosas orações, e então trabalhemos em harmonia com as nossas orações." Testemunhos Para a Igreja, v. 5, págs. 713 e 714.


NOTA: Embora não haja nenhuma ameaça de liberdade religiosa em vista, temos atualmente outras ameaças vindas de partidos e candidatos que vez ou outra levantam a voz para defenderem a legalização do aborto, a legalização da prostituição, a legalização das drogas, o delito de opinião em relação ao homossexualismo... Não menos importante, tem sido a aparente ameaça da liberdade de imprensa por parte de políticos ligados ao governo. Estabelecer mecanismos de censura para a imprensa é o primeiro passo para o autoritarismo, e o estabelecimento do pensamento único na sociedade. Aproveitando a proximidade das eleições, três dos maiores veículos de comunicação do país destacaram em seu editorial de hoje tal ameaça.



Nenhum comentário: