sexta-feira, outubro 01, 2010

Avinu Malkenu

Na noite de quarta-feira, 29 de setembro, o cantor adventista Leonardo Gonçalves lançou seu 3ª CD, Avinu Malkenu, cuja tradução é Nosso Pai, Nosso Rei. Todas as faixas do CD são cantadas em Hebraico, em homenagem à sua descendência judaica, descoberta por ele em meados de 2003. O evento aconteceu na Nova Semente, Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), com cerca de 300 pessoas. A música tema, mencionada acima, é a principal oração litúrgica das festas judaicas, e a obra terá 2 milhões de cópias e será distribuída pela Sony Music.

Para Edson Nunes, pastor da IASD, esse evento abriu um diálogo inter-religioso entre cristãos e judeus. "Nós, adventistas do sétimo dia, somos conhecidos no meio cristão por sermos ‘judaizantes’, porque nós guardamos o Sábado, nós guardamos as leis de alimentação e temos que o Antigo Testamento está em pé de igualdade com o Novo Testamento", diz o teólogo. Ele complementa dizendo: "a nossa ligação com a Comunidade Judaica é muito mais forte do que a gente explora até hoje". O objetivo do evento, que contou com convidados especiais da comunidade judaica, foi um "quebra-gelo" para que a relação entre cristãos e judeus seja intensificada.

Leonardo Gonçalves contou com a participação de Fortuna, cantora e compositora brasileira, de origem judaica com 7 CDs e 1 DVD gravados, que inclusive canta a faixa tema do CD com Leonardo. Para o cantor, "através da arte a gente consegue, mesmo discordando em diversos pontos, sentir muitas emoções em comum". E completa dizendo que "os adventistas sabem em que os judeus acreditam, mas muitos judeus não sabem das crenças dos adventistas. E essa foi a oportunidade de aproximá-los dos cristãos".

Fonte: CNTN

8 comentários:

Clayton de Farias disse...

Musica em hebraico. Bonita mas não edifica. Não gosto e ouvir aquilo que não consigo entender!
Achei que ele iria aproveitar a oportunidade de trabalhar com a Sony Music para levar a mensagem, mas me enganei. Esse CD só alcança um pequeno grupo. É uma pena...

Administrar é preciso sempre! disse...

complicado pois....geralemnte o publico adventista. (pricinpalmente homens)compraria para poder cantar as cançoes dele...mas como cantar algo que nao se sabe o sentido...deveria ser uma oportunidade dele mostrar a riqueza da musica adventista, e pregar atraves da musica,,,,mas desse jeito, vai atingir pouquissimas pessoas, gosto muito da voz dele em algumas musicas...mas me decepcionei com essa atitude,resta saber como sera a aceitaçao perante as pessoas....

GMoltocaro disse...

Nunca gostei do estilo do cara cantar, mas reconheço que o ele é versátil. E tem chances de dar certo sim...
Particularmente gostei da atitude de contar nessa bela lingua. Seria o único CD dele que compraria: porque não gosto de como ele canta.

PS: descendência não, né? Por favor... é ascendência.

Daniel Costa disse...

É mais que necessário pensar no diálogo e convivência com o povo judeu.

Eles atravessaram um período inteiro de perseguição na idade média extendendo-se também ao século XX

Os judeus creem na Tanack (Antigo Testamento) como nós adventistas acreditamos. Eles amaram e abraçaram essa Verdade há milenios.

Os judeus precisam nos conhecer.

Giovanni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Trio Vozes disse...

Trabalho feito para Deus não importa em que linguagem estiver, mas a intenção e a mensagem que traz este trabalho...isto importa!!!Deus seja louvado

Alma Escritora disse...

Uma oportunidade de meditação é o que esse cd nos traz.O fato de ñ entendermos o que se canta indifere quando fechamos a porta do nosso quarto,ouvimos a música e sentimos a presença de D-s.Hoje a comunicação transpõe barreiras de distância,etinia e por quê não de linguagem.Se ñ te edifica por causa de um idioma ore,pois outros que compreendem serão edificados.Há um propósito para tudo feito por Deus.

Unknown disse...

um cd muito abençoado,Deus usa quem Ele quer,e no idioma que Ele quer . Toda honra e toda a Glória seja dada a Deus. . .