quarta-feira, setembro 05, 2007

União e separação no reino de Deus

Um órgão regulador britânico poderá autorizar, ainda nesta quarta-feira, a criação de embriões híbridos de animais e seres humanos, como primeiro passo para o desenvolvimento de técnicas destinadas ao tratamento de doenças como Alzheimer e mal de Parkinson. Após vários meses de consultas, a Autoridade para a Fecundação e Embriologia Humanas dará seu esperado sinal verde à prática, segundo antecipa o jornal britânico The Guardian.

Os pesquisadores querem criar embriões híbridos inserindo núcleos de células humanas em óvulos de vacas. A expectativa é de extrair valiosas células embrionárias, e com elas combater doenças neurodegenerativas e até mesmo graves lesões da medula espinhal. A decisão oficial, depois de publicada, deverá passar até o fim do ano pelo Parlamento. Ela foi precedida por meses de lobby a favor, por parte dos cientistas. Ao mesmo tempo, grupos religiosos e outros, que se opõem ao uso de células-tronco embrionárias para fins médicos, vinham criticando a medida.

Os cientistas argumentam que a utilização de óvulos de animais resolverá o problema da escassez de óvulos humanos. De acordo com a legislação atual, os embriões devem ser destruídos depois de 14 semanas, quando não têm ainda o tamanho de uma cabeça de alfinete, e não podem ser implantados no útero. Os críticos afirmam que a autorização acaba com a distinção entre o ser humano e o animal. Além disso, vai incentivar a criação de embriões destinados a ser destruídos após a extração das células-tronco...

Fonte: O Estado de São Paulo

NOTA: "Mas se há um pecado acima de todo outro que atraiu a destruição da raça pelo dilúvio, foi o aviltante crime de amálgama do homem e de animais que deturpou a imagem de Deus e causou confusão por toda parte. Deus propôs-Se a destruir aquela raça poderosa e longeva que corrompera os seus caminhos perante Ele." The Spirit of Prophecy, vol. 1, pág. 69. Leia mais sobre este tema aqui. "Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem" (Mt 24:37). Sem dúvida, um dos grandes pecados do homem moderno consiste em separar aquilo que Deus uniu (casamento) e unir aquilo que Deus separou (diferença homem-mulher, manipulação genética homens-animais) - uma clonagem da história antediluviana.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pr. Santeli,

1ª) Como estas técnicas de manipulações na área da medicina, são semelhantes àquelas das quais não temos conhecimento preciso e que eram praticadas pelos antidiluvianos?
2ª) Como era este 'crime de amálgama entre homens e animais', do qual fala o EP ?

Não estou querendo criar polêmica, mas realmente não entendo como podemos dizer que eram de mesma natureza.

Obrigado pela atenção.

Adj

Pr. Sérgio Santeli ssanteli@br.inter.net disse...

Acredito que o "crime de amálgama" de que fala o EP tem a ver com a manipulação genética, principalmente a mistura de espécies diferentes. Mas não descarto a possibilidade de haver outras práticas aí envolvidas. Os antediluvianos abusaram desta prática, tanto que os dinossauros, embora répteis, possuem ossos de aves! Se não foi Deus quem criou estes animais (no dilúvio só se salvaram animais que foram criados por Deus), devem ter surgido da manipulação genética feita pelos cientistas de então. Para chegar a experimentos complexos como esses, os cientistas sempre partem de experimentos mais simples. É aí onde encontramos um elo com os experimentos modernos, que, embora ainda simples, estão abrindo caminho para manipulações genéticas mais complexas no futuro (se é que já não estão sendo feitas sem conhecimento público). Infelizmente, a curiosidade científica de alguns profissionais não tem limites, nem pelo fator ética. Por isso, denunciar esse perigo é fundamental. Assim como nos tempos de Noé, Deus não tolerará uma geração que incentiva a manipulação genética provocando a confusão (corrupção) da Sua criação.

Anônimo disse...

Sua explicação faz sentido. Penso da mesma forma, quanto a já estarem acontecendo experimentos/manipulações genéticas, sem que o público saiba dos resultados que se esperam.

Adj