sábado, janeiro 26, 2008

Papa faz nova convocação em prol da unidade dos cristãos

O papa Bento 16 fez nesta sexta-feira uma nova convocação em prol da unidade dos cristãos e disse que as fragilidades do homem e o pecado impedem a plena comunhão dos seguidores de Cristo. O pontífice fez as declarações na Basílica de São Paulo Extramuros, onde encerrou a semana de orações para a unidade dos cristãos, celebrada anualmente pela Igreja Católica nesta época do ano.

No momento em que a igreja celebra a Conversão de São Paulo, o papa ressaltou a figura de Saulo de Tarso e sua conversão, assim como as palavras do "apóstolo dos gentios" aos cristãos para que rezassem continuamente. Seguindo essa linha, Bento 16 disse que a recomposição da unidade cristã, rompida com o chamado Cisma do Oriente, em 1054, exige "todos os esforços e energias" dos cristãos.

O papa declarou que não cabe aos cristãos decidir quando e como essa unidade será atingida. "Só Deus sabe", afirmou. Bento 16 acrescentou que os cristãos não podem perder a esperança e devem rezar. "Para que seja Ele quem nos ilumine e nos apóie na constante busca da unidade", declarou.

"A unidade com Deus e com os outros irmãos se constrói mediante uma vida de preces", afirmou o papa, acrescentando que "as fragilidades do homem e o pecado ainda impedem a plena comunhão" e voltou a afirmar sobre a necessidade de "rezar continuamente".

Bento 16 ressaltou o movimento ecumênico e acrescentou que foi "o caminho da prece que abriu o caminho para o movimento como o conhecemos hoje". O pontífice acrescentou que o ecumenismo precisa, "tanto hoje quanto ontem", das preces dos religiosos de vida consagrada. Milhares de católicos estiveram presentes à cerimônia, assim como representantes da Igreja Ortodoxa e da Anglicana.

Fonte: Folha de São Paulo Online

(Colaboração: Jedson)

NOTA: "Só Deus sabe" quando e como essa "unidade" acontecerá ou os arquitetos da Nova Ordem Mundial (com a colaboração do Vaticano) também já sabem?

Nenhum comentário: