domingo, janeiro 27, 2008

O Vaticano tenta envolver a IASD no ecumenismo

Em Portugal já existe um caminho ecuménico. Durante esta semana, de Norte a Sul do País, fazem celebrações ecuménicas. Na diocese da Guarda, no passado Sábado, Católicos e Adventistas do Sétimo Dia rezaram sobre o lema "Orai sem cessar". Em declarações à Agência ECCLESIA, D. Manuel Felício frisou que o ecumenismo "está onde existe fé" porque faz parte da fé cristã, "o querer a unidade".

Nesta celebração – teve a presença de um pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Luis Carlos Fonseca, - o bispo da Guarda realçou que este mostrou "muita disponibilidade e foi compreensivo". Com a presença de alguns membros desta comunidade cristã, D. Manuel Felício sublinhou que "ainda existem algumas dificuldades" porque "há uma tradição de separação em pontos marcantes"...

Fonte: Ecclesia

NOTA: Com o tema "Orai sem cessar", a Igreja Católica mundial promove neste mês uma semana especial de atividades em prol do ecumenismo. O tema escolhido para este ano é totalmente "neutro" (comum a todos os cristãos) justamente para facilitar o processo de aproximação com as demais Igrejas Cristãs. Apesar da estratégia astuta (quem é que se recusaria a orar com outro cristão, não é mesmo?), a IASD mantém a mesma posição contrária ao ecumenismo, participando apenas como observadora em alguns eventos. O caso acima parece ter acontecido em uma igreja local com um líder local, e não implica na aceitação do ecumenismo por parte da IASD em Portugal, fato comprovado pela não adesão da IASD ao Conselho Português das Igrejas Cristãs (COPIC), órgão promotor do ecumenismo em Portugal.

Obs: Caso tenham outros detalhes a acrescentar, nossos leitores de Portugal podem nos ajudar.

10 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pastor pelo comentário.Infelizmente na internet alguns que se dizem adventistas querem ligar a IASD ao ecumenismo. Mas mesmo que um lider da igreja estivesse envolvido|( que não é o caso) vale lembrar que a queda de Judas Isacriotes não anulou o trabalho dos outros discípulos.
Fique com Deus!

Unknown disse...

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL281510-5603,00-CIENTISTAS+CRIAM+ESPERMATOZOIDE+A+PARTIR+DE+CELULA+FEMININA.html

Anônimo disse...

Só uma pergunta:

Sei que para ser salvo, o primeiro requisito é ser cristão, mas que tipo de cristão será salvo?

são tantos os cristãos e com doutrinas tão variadas que chegam até a se tornar religiões distintas.

Pr. Sérgio Santeli ssanteli@br.inter.net disse...

Existem três tipos de cristãos:

1) Aqueles que professam a fé cristã, mas querem se salvar mediante seus próprios méritos (obras). Geralmente acreditam que a prática da justiça e das demais virtudes pode santificar qualquer um.

2) Aqueles que professam a fé cristã, e querem se salvar NOS seus pecados. Acreditam não haver necessidade de mudança de conduta mesmo após a aceitação da fé cristã. Crêem que no final Deus vai salvá-los mesmo assim.

3) Aqueles que professam a fé cristã porque se reconciliaram com Deus através do sacrifício de Jesus na Cruz. Então, passam a viver conforme os ensinamentos bíblicos para demonstrar seu amor para com Cristo. "Se me amais guardareis os meus mandmentos" Jo 14:15.

No céu só entrarão os cristãos do terceiro grupo!!

A princípio eu diria que existem cristãos das três classes em todas as denominações. Porém, isso não quer dizer que a doutrina é irrelevante. Pelo contrário, crer numa doutrina falsa pode desviar-nos do caminho verdadeiro que sempre é "estreito e apertado" (porque as idéias têm conseqüências).

Por que a Igreja Católica ainda tem tantos fiéis se já não mantém a doutrina verdadeira?

“O papado está bem adaptado a satisfazer às necessidades de todos estes. Está preparado para as duas classes da humanidade, abrangendo o mundo quase todo: os que desejam salvar-se pelos próprios méritos, e os que desejam ser salvos em seus pecados. Eis o segredo do seu poder.” O Grande Conflito, p. 572.

Por isso, há necessidade de se estudar a Bíblia com espírito de oração para compreender a verdadeira doutrina e discernir as muitas doutrinas erradas que existem por aí.

"Se alguém quiser fazer a vontade dele [Deus], conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo" Jo 7:17

Anônimo disse...

Continuando as perguntas:


O que seria uma doutrina falsa?


o será de 2/3 da humanidade e dos demais cristão que não vivem sob a conduta n 3?

Anônimo disse...

COM RELAÇÃO AO ECUMENISMO, ACHO QUE QUEM DISPENCA PARA ESTE LADO SENDO UM IASD ESTÁ COM UM PROBLEMA MUITO GRANDE EM SUA ESPIRITUALIDADE E EM SEUS CONCEITOS QUE DEVEM SER REVISTOS, E POR QUE NÃO EM SUA FÉ E NOS SEUS CONHECIMENTOS DOUTRINÁRIOS COM RELAÇÃO AO ESTUDO DA BÍBLIA E DO ESPÍRITO DE PROFECIA. O LIVRO GRANDE CONFLITO MOSTRA FARTO MATERIAL SOBRE OS CAMINHOS DO ECUMENISMO. QUE DEUS NOS AJUDE A NOS MANTERMOS FIRMES NA FÉ EM CRISTO E NÃO ACEITAR ESTE TIPO DE COISA DE JEITO ALGUM. A REDENÇÃO ESTÁ PRÓXIMA, AMÉM!

Anônimo disse...

particularmente creio que a nossa denominação está dando passos lar-
gos para o ecumenismo,quantas vezes nós lemos e ouvimos sobre contextualiar o evangelho,sobre unidade na diversidade.Creio que este não seja o pensamento da maioria mas o tempo nos revelará esse acontecimento.

Jaime disse...

Este acto ecumenico é uma vergonha!! E com certeza revela o pensamento e atitude dos lideres nas suas mais altas estâncias porque absolutamente nada é feito para se fazer uma averiguação do PORQUE que este pastor fez semelhante declaração. Ademais em Portugal Padres já pregaram varias vezes nas igrejas adventistas! Uma vergonha!!

JOSE PEREIRA DE MORAES JR disse...

Previsões de E.G.White sobre a IASD e o ecumenismo

A União em Pontos Comuns!

“Há anos, porém, que nas igrejas protestantes se vem manifestando poderoso e crescente sentimento em favor de uma união baseada em pontos comuns de doutrinas. Para conseguir tal união, deve-se necessariamente evitar toda discussão de assuntos em que não estejam todos de acordo, independentemente de sua importância do ponto de vista bíblico.” -- O Grande Conflito Pág. 445 – Capitulo “A Imutável lei de Deus”

A igreja Adventista apoiava o Ecumenismo no passado ?

Não podemos endossar envolvimento algum em ecumenismo nem espécie alguma de associação com a moderna Babilônia. “Não se unam, os atalaias sobre os muros de Sião, com os que estão a tornar de nenhum efeito a verdade como ela é em Cristo. Não se juntem eles à confederação de incredulidade, papismo e protestantismo.” 4BC, pág. 1141.

O que a irmã White previu sobre o Ecumenismo ?

“A linha de separação entre cristãos professos e ímpios é agora dificilmente discernida. Os membros da igreja amam o que o mundo ama, e estão prontos para se unirem a ele; e Satanás está resolvido a uni-los em um só corpo, e assim fortalecer sua causa arrastando-os todos para as fileiras do espiritismo.” O Grande Conflito Pág. 589 – Capitulo “O Maior Perigo Para o Lar”

EGW previu que a IASD finalmente se uniria com a igreja Católica?

"Naquela noite sonhei que estava em Battle Creek olhando para fora através da janela lateral de vidro e vi um grupo marchando em direção à casa de dois em dois. Eles tinham uma aparência severa e determinada. Eu os conhecia bem e volvi-me para abrir a porta de entrada para recebê-los, mas pensei que poderia olhar novamente. A cena havia mudado. O grupo agora tinha a aparência de uma procissão católica. Um portava na mão uma cruz, e outro uma vara. E ao se aproximarem, o que trazia a vara fez um círculo em torno da casa, dizendo três vezes: 'Esta casa está proscrita. Os bens precisam ser confiscados. Eles falaram contra a nossa santa ordem'. O terror dominou-me, e corri pela casa, para fora pela porta norte, e achei-me no meio de um grupo, alguns dos quais eu conhecia, mas não ousava falar uma palavra para eles por temor de ser traída". Testimonies, vol. 1, p. 578.1

Qual seria o resultado de aceitar o Ecumenismo?

A mensagem do Senhor claramente nos adverte: O inimigo das almas nos trás a impressão que uma grande reforma está tendo entre os Adventistas do Sétimo-dia, e essa reforma consistiria em abandonar as doutrinas que são as bases da nossa fé, num processo de reorganização. Em que essa reforma que teria lugar vai resultar?

Os princípios da verdade que Deus na sua sabedoria tem dado a igreja remascente seriam descartados. Nossa religião seria mudada. Os princípios fundamentais que tem sustentado a obra nos últimos 50 anos seriam tidos como erro. Uma nova organização seria estabelecida. Livros da nova ordem seriam escritos. Um sistema de filosofia intelectual seria introduzido. Os fundadores desse sistema iriam às cidades e fariam um maravilhoso trabalho. O sabado de fato seria relaxado, na forma como ele foi criado. Nada resistiria ao novo movimento. Ele criaria dependência na força de homens, que sem Deus não vale nada. A sua fundação seria feita na areia, e a tempestade e o vento banirão essa estrutura. Mensagens Escolhidas, Volume 1, Pág. 204 e 205

Apocalipse 18 deverá ser pregado também para os Protestantes !

"O termo Babilônia, derivado de Babel, e significando confusão, é aplicado na Escritura às várias formas de religião falsa ou apóstata. Mas a mensagem anunciando a queda de Babilônia deve aplicar-se a algum corpo religioso que outrora foi puro, e se tornou corrupto. Não pode ser a igreja romana a que aqui se refere; pois essa igreja tem estado numa condição caída por muitos séculos". Espírito de Profecia, vol. 4, p. 232.8 (O Grande Conflito original de 1884).

Remédio para NÃO ser Enganado: Descobrir a fonte das novas doutrinas!

Aqueles que procuram remover os velhos marcos, não estão retendo firmemente; eles não estão se lembrando de como receberam e ouviram. Os que tentam introduzir teorias que removeriam os pilares de nossa fé quanto ao santuário ou quanto à personalidade de Deus ou de Cristo, estão agindo como cegos. Estão procurando introduzir incertezas e deixar o povo de Deus à mercê das ondas, sem uma âncora.

Os que afirmam estar identificados com a mensagem que Deus nos deu devem ter aguçada e clara percepção espiritual, para poderem distinguir a verdade do erro. A palavra proferida pela mensageira de Deus é: "Despertai os vigias!" Se os homens discernirem o espírito das mensagens dadas e se esforçarem por descobrir de que fonte elas provêm, o Senhor Deus de Israel os guardará de serem desencaminhados. Manuscript Release 760, págs. 9 e 10 / Meditações Matinais 1999, pág. 235

Cada Pessoa é um Vigia

“Na extensão em que alcançam as suas oportunidades, todo que recebeu a luz da verdade está sob a mesma responsabilidade que pesava sobre o profeta de Israel, ao qual veio a palavra: "A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da Minha boca, e lha anunciarás da Minha parte. Se Eu disser ao ímpio: ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para desviar o ímpio do seu caminho, morrerá o ímpio na sua iniqüidade, mas o seu sangue Eu o demandarei da tua mão. Mas, quando tu tiveres falado para desviar o ímpio do seu caminho, para que se converta dele, e ele se não converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma." Ezequiel 33:7-9.

Deveremos esperar até que se cumpram as profecias do fim, antes de dizermos alguma coisa a seu respeito? Que valor terão nossas palavras então? Deveremos esperar até que os juízos de Deus caiam sobre o transgressor antes que lhe digamos como evitá-los? Que é de nossa fé na Palavra de Deus? Teremos que ver as coisas preditas se realizarem, antes que acreditemos o que Ele diz? Em raios claros e distintos tem-nos vindo iluminação, mostrando-nos que o grande dia do Senhor está bem perto, "próximo, às portas". Leiamos e compreendamos antes de ser tarde demais.” Testemunhos Seletos Vol. 3 Pág. 289

________________________________________

Unknown disse...

De fato isso já está acontecendo, e isto é profético,É lamentável como muitos estão envolvidos no terreiro do inimigo, se deixando por levar cegos fazendo o trabalho dele, pouco a pouco está se escravizando,e deixando a salvação escapar.Estão corrompidos,amor de muitos esfriaram.Uso suas palavras: Os que afirmam estar identificados com a mensagem que Deus nos deu devem ter aguçada e clara percepção espiritual, para poderem distinguir a verdade do erro. A palavra proferida pela mensageira de Deus é: "Despertai os vigias!" Se os homens discernirem o espírito das mensagens dadas e se esforçarem por descobrir de que fonte elas provêm, o Senhor Deus de Israel os guardará de serem desencaminhados.