segunda-feira, março 17, 2008

Bush mistura política e religião

Com o quinto aniversário da invasão no Iraque se aproximando na semana que vem, e uma decisão de reduzir as tropas no país, Bush usou um discurso de 30 minutos perante uma audiência entusiasmada – A Associação Nacional de Locutores Religiosos – para argumentar que a liberdade está a caminho, desde que os EUA não percam sua coragem.

"A decisão de remover Saddam Hussei foi a decisão certa no início de minha presidência", ele disse, para uma platéia que o aplaudia em pé. O discurso foi o primeiro em uma série de três que Bush irá fazer para "preparar a mesa", nas palavras de um oficial da Casa Branca, para o depoimento no Congresso do general David H. Petraeus, o principal comandante norte-americano no Iraque, e o embaixador Ryan C. Crocker, o principal diplomata lá.

Os dois são esperados no Capitólio em abril para fazer um relatório do progresso da escalada de tropas no Iraque, e para dar recomendações sobre possíveis reduções de soldados. Com a atenção da nação voltada à corrida para suceder Bush, seus consultores querem o presidente, ao invés dos candidatos à Casa Branca – ou, até pior pela perspectiva da Casa Branca, os democratas no Capitólio – estruturarem a discussão.

Consultores da Casa Branca disseram que Bush quer lembrar os americanos do que ele acredita ser a maior luta ideológica de nosso tempo. Os presidentes por toda a história americana falaram de espalhar a liberdade como uma grande dádiva. Woodrow Wilson falou sobre tornar um lugar mais seguro para a democracia; Ronald Reagan sempre dizia que a liberdade estava apenas há uma geração da extinção. Mas Bush levou sua agenda para outro nível – e em seu discurso na terça-feira ele escolheu usar termos religiosos para uma audiência de conservadores cristãos que formam a espinha dorsal de sua base política.

"A liberdade que valorizamos não é somente nossa", ele disse. "A liberdade não é o presente dos EUA para o mundo; é o presente de Deus para toda a humanidade".

Bush começou seu discurso dando graças para o reverendo Billy Graham, que está se recuperando da cirurgia, dizendo que Graham "trouxe o novo testamento para milhões e há muitos anos ele ajudou a salvar minha vida".

A fé cristã de Bush é bem conhecida, e permeou suas decisões de política doméstica em assuntos que vão de aborto a pesquisas com células-tronco embrionárias. Mas raramente o presidente misturou o discurso com religião e política externa como ele fez na terça-feira. [Grifo acrescentado] Seu diálogo foi marcado com gritos ocasionais de amém e aplausos freqüentes, enquanto ele previa que a liberdade e a democracia iam sair do Iraque e Afeganistão para se espalhar por toda a região.

"Acreditamos que todos os humanos carregam a imagem de nosso mestre; é por isso que fazemos tudo", ele disse. "Ninguém está apto a ser o mestre nem um escravo".

Fonte: The New York Times, 12 de março de 2008.

Tradução: Último Segundo

NOTA: Fica muito difícil acreditar que o principal interesse de George Bush seja realmente a "liberdade", por duas razões: Primeiro, ele também é acionista de empresas de petróleo do Texas, as quais faturaram muito com a entrada dos EUA no Iraque. Segundo, ele pertence à sociedade secreta Skull&Bones, cujo principal objetivo é o estabelecimento da Nova Ordem Mundial - a Babilônia do Apocalipse, que terá como último interesse a liberdade das pessoas. A retórica política, muitas vezes, serve como arma para manipular as massas. Mas o maior destaque desta matéria fica por conta da visível união de interesses políticos e religiosos que, já há algum tempo, se instalou na maior potência do mundo. Profeticamente, isso quer dizer muito: a crise final está às portas, e o poder político-religioso de Apocalipse 13 logo vai se impor ao resto do mundo, legislando sobre o descanso dominical. (FAQ)

Um comentário:

Anônimo disse...

Genio,
Querido irmão realmente entendo o que quer dizer retórica politica. É muito facil dizer: "Precisamos de liberdade, o inimigo quer a nossa escravidão. Devemos atacar o inimigo golias como fez Davi." Falar asssim empolga as pessoas pois todos nós nos sentimos prejudicados por algum suposto inimigo, sejam os preços altos dos produtos que compramos, sejam os nossos inimigos imaginarios como o vizinho invejoso e até os que nos agrediram quando criança. Quanto mais um inimigo real como Osama Bin Laden ( perfeitamente fabricado por circunstâncias secretas), que abalou a nação mais rica e mais bem armada militarmente. Nos colocar como Davi é outra arte do imaginário das pessoas pois, quem nunca se imaginou um super heroi vencendo um inimigo numa luta corporal alguma vez na vida?. Juro que são poucos.
Então o orgulho nacional é a pitada de sal no ingrediente que explode como se fosse pólvora.
Parece uma tatica de neurolinguistica, um poder persuasivo que compele as massas a acreditar no lider.
Agora, como seria se o Presidente desse a todos os participantes de movimento anti-guerra a liberdade de expressar verbalmente em seu congresso em cadeia nacional de televisão o porque não guerrear?. Não seria isto uma democracia inteligente?.
Mas quem disse que a pseudo-liberdade proclamada tem fins democráticos?. Liberdade se conquista pela paz se fazendo atos de paz. Pela guerra somente quando somos verdadeiramente ameaçados de escravidão.
Essa liberdade Georgeana é sinonimo de exploração da liberdade.
Lembro-me de um filme que dizia que os seres de marte invadiriam a terra para sugar como sanguessugas, ou carrapatos as nossas riquesas.
Depois que eles como gafanhotos destruissem tudo partiriam para outro planeta explorar as riquesas que no seu planeta não havia.
Não conheço uma profecia exatamente agora sobre os Estados Unidos e o iraque rico em petróleo, mas que Deus ajude o Brasil com suas riquesas.
E proteja as mentes do povo de ataques de persuasão ilusória do super Davi comunitario moderno.