sexta-feira, abril 11, 2008

Fé X Incredulidade

1- De acordo com as palavras de Jesus, qual seria a situação da sociedade antes de Seu retorno à Terra?

"Quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?" (Lc 18:8).

"Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem" (Mt 24:38, 39).

"Fazendo-se audaciosos em sua impiedade, caçoavam do mensageiro de Deus, recebiam frivolamente seus apelos e até o acusavam de presunção. Como ousa um homem levantar-se contra todos os grandes da Terra? Se a mensagem de Noé era verdadeira, por que todo o mundo não o viu e creu? A Palavra de um homem contra a sabedoria de milhares! Não queriam dar crédito ao aviso, nem buscar refúgio na arca. Escarnecedores apontavam para as coisas da Natureza - a sucessão invariável das estações, o céu azul que nunca havia derramado chuva, os campos verdejantes refrescados pelo brando orvalho da noite - e exclamavam: ‘Fala ele parábolas?’ Desdenhosamente declaravam ser o pregador da justiça um rematado fanático; e continuavam mais avidamente na busca de prazeres, mais decididos em seus maus caminhos do que nunca dantes... Cristo declara que existirá idêntica incredulidade no tocante à Sua segunda vinda. Como os contemporâneos de Noé não o conheceram, ‘até que veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também’, nas palavras de nosso Salvador, ‘a vinda do Filho do homem’ S. Mat. 24:39". O Grande Conflito, p. 338.

"Todo o mundo cristão estará envolvido no grande conflito entre a fé e a incredulidade". Eventos Finais, p. 120 (CPB).


2- Sendo a Palavra de Deus confiável, por que muitos não a aceitam?

"Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra... Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus" (Jo 8:43, 47).

"Há uma classe numerosa pela qual a Palavra de Deus é olhada com desconfiança, pela mesma razão por que o foi o seu Autor: porque ela reprova e condena o pecado. Os que estão indispostos a obedecer-lhe aos preceitos, esforçam-se por subverter a sua autoridade". O Grande Conflito, p. 526.


3- Como pode isso acontecer?

"Ao mesmo tempo em que Deus deu prova ampla para a fé, nunca removeu toda desculpa para a descrença. Todos os que buscam ganchos em que pendurar suas dúvidas, encontrá-los-ão. E todos os que se recusam a aceitar a Palavra de Deus e lhe obedecer antes que toda objeção tenha sido removida, e não mais haja lugar para a dúvida, jamais virão à luz". O Grande Conflito, p. 527.


4- Por que Deus, então, não Se revela de modo contundente a esse mundo e elimina a possibilidade de incredulidade?

"Com o objetivo de assegurar que a nossa escolha é totalmente livre, ele nos colocou num ambiente repleto de provas de sua existência, mas sem a sua presença direta – uma presença tão poderosa que poderia sobrepujar nossa liberdade e, assim, negar nossa possibilidade de rejeitá-la. Em outras palavras, Deus forneceu provas suficientes nesta vida para convencer qualquer um que esteja disposto a acreditar, mas ele também deixou alguma ambigüidade, de modo a não compelir aquele que não estiver disposto". Norm Geisler e Frank Turek, Não tenho fé suficiente para ser ateu, p. 31.


5- E se os incrédulos pudessem ler os melhores livros de apologética que defendem a fé cristã?

"Raramente se vence a incredulidade pela discussão. Antes, isso como que a põe em guarda, encontrando novo apoio e desculpa. Mas revele-Se Jesus, em Seu amor e misericórdia, como o Salvador crucificado e, de muitos lábios antes contrários, ouvir-se-á a frase de reconhecimento, proferida por Tomé: ‘Senhor meu e Deus meu!’ João 20:28". O Desejado de Todas as Nações, p. 808.


6- Qual deve ser, então, a postura dos cristãos diante dos incrédulos?

"Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lc 23:34).

"Devemos esperar enfrentar a incredulidade e a oposição. A verdade sempre tem tido de contender com esses elementos. Mas embora se vos defronte a mais terrível oposição, não acuseis vossos oponentes. Talvez eles pensem, como aconteceu com Paulo, que estão fazendo o serviço de Deus; e para com eles devemos manifestar paciência, mansidão e longanimidade..." Educação, p. 305.


7- É possível a mente incrédula ser mudada?

"Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível" (Lc 19:26).


8- O que o incrédulo precisa fazer?

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei" (Mt 11:28).

"E o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora" (Jo 6:37).

"Sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb 11:6).

"A desconfiança em Deus é produto natural do coração não renovado, que está em inimizade com Ele. A fé, porém, é inspirada pelo Espírito Santo, e unicamente florescerá à medida que for acalentada". O Grande Conflito, p. 527.


Convite: Que tal responder a Deus com essas palavras?

"Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!" (Mc 9:24).

4 comentários:

Fred disse...

Excepcional! Parabéns!

Anônimo disse...

Genio

Querido irmão, Só tenho a agradecer sua mensagem de edificação e alerta que sempre nos traz. Você tem sido motivo do meu crescimento da fé de forma maravilhosa. Minha vida está mais feliz, fértil e apaixonada. Pois sei que meu jesus não tarda a voltar!. Obrigado irmão Sergio Santelli.
Tenho a dizer que estou publicando um romance de ficção sobre um casal que vive pouco tempo antes da volta de jesus e seria um prazer ser lido por você.
Livro: lábios Flambados com sabor de Maçã.
E-mail: editora.satelite@gmail.com
E-mail: trovao144000@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá pr Sergio,tenho familiares fora da igreja,eles tem algum conhecimento,mas gostaria que eles aceitacem a Jesus e soubessem sobre tudo o que esta acontecendo..me ajude..Queria poder mostrar materias para q eles leiam, mas não sei por onde começar.O que o senhor sugere que eu mostre..conto com a sua ajuda..pois estou um pouco perdida. Já Agradeço.
tatiany_3@hotmail.com

juary disse...

parabens pr sergio,graças a Deus,o Espirito Santo continua iluminando sua vida grandemente.