sexta-feira, abril 25, 2008

Flórida pode ter placas de carro com motivos religiosos

Os motoristas da Flórida podem pedir mais de 100 tipos diferentes de placas de carro comemorativas que vão de manatees a equipes de basquete, mas uma que está agora sob consideração especial seria a primeira nos Estados Unidos a promover uma religião específica. O estado da Flórida está considerando uma placa especial com um design que inclua uma cruz católica, uma janela de vidro e as palavras "eu acredito."

O republicano Edward Bullard, responsável pelo projeto da placa, disse que as pessoas "que acreditam em sua universidade" ou "acreditam em seu time de futebol" já têm placas que podem comprar. O novo design é uma chance para os outros colocarem um marco em seus carros com "algo em que acreditam", ele disse.

Se a nova placa for aprovada, a Flórida certamente enfrentará uma batalha judicial. O problema em fazer essa placa é que ela "manda a mensagem de que a Flórida é essencialmente um estado cristão" e, em segundo lugar, dá a "impressão de que o estado está apoiando uma preferência religiosa em particular", disse Howard Simon, diretor executivo do American Civil Liberties Union of Florida.

As placas "eu acredito" ainda têm que ser aprovadas tanto pelo Senado antes que a sessão da Câmara Legislativa termine no dia 2 de maio.

Fonte: O Estado de São Paulo

NOTA: Já não é de hoje que a política e a religião estão ensaiando dar as mãos nos EUA. Ao mesmo tempo algo assustador e profético...

Nenhum comentário: