quarta-feira, dezembro 14, 2011

Irã fará exercícios militares fechando o Estreito de Hormuz

O exército iraniano tem evitado fazer comentários depois de um membro do Comitê de Segurança Nacional do país dizer hoje [12] que o Irã fechará o Estreito de Hormuz para exercícios militares - o ponto de obstrução mais importante para o carregamento de petróleo no mundo.

O político iraniano, Parviz Sarvari, disse à agencia de noticias ISNA: "Logo realizaremos manobras militares sobre como fechar o Estreito de Hormuz. Se o mundo quer tornar a região insegura, tornaremos o mundo inseguro", informa a agência Reuters.

O Estreito de Hormuz, com apenas 54 km de largura em seu ponto mais estreito, é uma passagem de transporte chave para os países exportadores de petróleo do Golfo Pérsico, com 15,5 milhões de barris de petróleo que passam por ali diariamente representa 33% do carregamento de petróleo do mundo inteiro.

Os militares iranianos se negaram a comentar sobre o informe, mas o Irã tem ameaçado fechar o canal de navegação em caso de um ataque dos EUA ou de Israel contra o Irã, uma ação potencial que os EUA tem caracterizado como um ato de guerra.

Após especulações de que sanções seriam estabelecidas sobre as exportações de petróleo iraniano, o porta-voz do Ministério de Assuntos Estrangeiros, Ramin Mehmanparast, advertiu a semana passada de que os preços do petróleo disparariam acima de 250 dólares o barril.

Em resposta, o secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, disse: "Qualquer interrupção do livre fluxo de comércio pelo Golfo Pérsico é uma ameaça muito grave para todos nós e uma linha vermelha para os EUA".

Especialistas tem previsto que um fechamento do Estreito de Hormuz por 30 dias enviaria o preço do petróleo às alturas entre 300 a 500 dólares o barril, um nível que daria lugar à instabilidade econômica mundial e custaria aos EUA cerca de 75 bilhões de dólares do PIB [...]

Fonte: Infowars

NOTA: Toda essa guerra de informações e ameaças podem dificultar (e até atrasar) os planos de invasão da OTAN no Oriente Médio. Certamente a Providência Divina deseja que esse tempo de liberdade que ainda nos tem sido oferecido seja usado para a pregação do evangelho eterno (Ap 14:6-12). Da mesma forma, o rei do norte-Daniel 11 (por trás da OTAN) também não desistirá dos planos para restauração de sua supremacia mundial...

Nenhum comentário: