quarta-feira, agosto 29, 2007

A história dos Impérios antecipada - Parte 2

(Leia antes a Parte 1)

A interpretação do sonho

Sonho: "Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta, que era imensa e de extraordinário esplendor, estava em pé diante de ti; e sua aparência era terrível. A cabeça era de fino ouro". (Dn 2:31, 32).
Interpretação: "Tu, ó rei, rei de reis, a quem o Deus do céu conferiu o reino, o poder, a força e a glória... tu és a cabeça de ouro". (Dn 2:37, 38).
História: "O reino de Babilônia, o primeiro de verdadeira importância histórica é, em relação aos outros reinos que se elevaram sobre os seus destroços e que pelo seu poder vieram a tornar-se fortes, o mais notável e o mais sublime. Assim como ele é o primeiro na ordem dos tempos, ele impõem-se também pela precocidade de sua majestade deslumbrante". (citado por Guilherme Stein Jr., Sucessos Preditos da História Universal, 2ª ed., p. 17).

Sonho: "O peito e os braços, de prata". (v. 32).
Interpretação: "Depois de ti, se levantará outro reino, inferior ao teu". (v. 39).
História: "Ciro, conquistador famoso do século VI a. C., foi o fundador do Império Persa... Chegando à virilidade pôs-se à frente das tribos belicosas da Pérsia, então avassaladas à monarquia meda, fez guerra a seu avô, destronou-o e fez-se coroar em seu lugar... Hoje, admite-se que em 560 ou 559 a. C., Ciro levantara os persas contra os medos: tornou-se independente, fez-se proclamar rei e restabeleceu no seu país a religião de Zoroastro. Em 552 a. C., atacado por Astiages e pelos medos, venceu-os em Pasárgada... Em seguida conquistou a Mesopotâmia, a Cólchida e outros países ao sul do Cáucaso. Depois marchou contra a Lídia; Creso foi ao seu encontro; em Pteria feriu-se uma batalha indecisa, voltando depois para Sárdis. Ciro persegui-o em pleno inverno, vencendo-lhe o exército em Timbrea, e prendeu-o em Sárdis (542). Destruiu o império da Lídia, submeteu as cidades gregas da costa e fez incorporar no seu império quase todos os povos até o Indo. Em 538 a. C., cercou Babilônia, apoderando-se dela". (citado por Ruy Carlos de Camargo Vieira, editor Sucessos Preditos da História Universal, 2ª Ed., p. 25).

Sonho: "O ventre e os quadris, de bronze". (v. 32).
Interpretação: "E um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a Terra". (v. 39).
História: "O povo grego tinha atingido de 600 a 400 a. C. ao mais elevado grau de cultura na política, nas ciências e nas artes, quando, pelas conquistas do macedônio Alexandre, foi fundada cerca do ano 330 a terceira monarquia universal, chamada a grega, visto os gregos e os macedônios serem da mesma origem, e pelas conquistas o elemento grego ter-se tornado dominante em todo o mundo conhecido daquele tempo". (Jules Silvan Zeller, citado por Guilherme Stein Jr, Sucessos Preditos da História Universal, 2ª Ed., p. 27).

Sonho: "As pernas de ferro". (v. 33).
Interpretação: "O quarto reino será forte como ferro, pois o ferro a tudo quebra e esmiúça; como o ferro quebra todas as coisas, assim ele fará em pedaços e esmiuçará". (v. 40).
História: "As armas da república, algumas vezes vencidas na batalha, sempre vitoriosas na guerra, avançavam com passos rápidos para o Eufrates, o Danúbio, o Reno e o oceano; e as imagens de ouro, ou prata, ou cobre, que serviam para representar as nações e seus reis, foram sucessivamente despedaçadas pela férrea monarquia romana". (Edward Gibbon, The History of the Deeline and Fall of the Roman Empire, citado por Enoch de Oliveira, Ano 2000 – Angústia ou Esperança, p. 200).

Sonho: "Os pés, em parte de ferro, em parte de barro". (v. 33).
Interpretação: "Quanto ao que viste dos pés e dos artelhos, em parte de barro de oleiro e em parte de ferro, será esse um reino dividido". (v. 41).
História: "Tenho que falar agora de uma tormenta que convulsionou a Europa desde o oriente até o ocidente, que arremessou um povo sobre outro, mudando a sede de muitos e que causou a derrocada do império romano ocidental. Foram os nossos antepassados germanos, que, como há muito estava anunciado, lhe vibraram o golpe mortal". (Redenbacher, História Universal, citado por Guilherme Stein Jr., Sucessos Preditos da História Universal, 2ª Ed., p. 35).

Interpretação: "Misturar-se-ão mediante casamento, mas não se ligarão um ao outro". (v. 43).
História: A imagem abaixo é uma pintura na parede encontrada no castelo Fredrickborg, na Dinamarca, e comprova os vários casamentos realizados pela realeza européia na tentativa de unir os povos.



De acordo com o historiador Niccolo Macchiavelli, as dez tribos que ocuparam a Europa após a queda do Império Romano do Ocidente foram: Lombardos, Francos, Borgonhos, Ostrogodos, Visigodos, Vândalos, Hérulos, Suevos, Hunos, Saxões. (History of Florence, citado por Guilherme Stein Jr., Sucessos Preditos da História Universal, 2ª Ed., p.54).

Sonho: "Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou". (v. 34).
Interpretação: "Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre". (v. 44).
A pedra lançada sem auxílio de mãos representa o reino de Deus que será estabelecido para todo sempre em lugar dos reinos de pecado desta Terra. Será o cumprimento da oração ensinada por Jesus: "Venha o Teu reino". Será também o cumprimento da promessa do Mestre: "Vou preparar-vos lugar... Virei outra vez e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estou, estejais vós também". (Jo 14:1-3).

Resumindo, temos a seguinte seqüência dos Impérios:

Babilônia (605-539 a. C.)
Medo-Pérsia (539- 331 a. C.)
Grécia (331-168 a. C.)
Roma (168 a. C. – 476 d. C.)
Europa dividida (476 d. C. – Volta de Cristo)

Em Daniel 2 encontramos a história universal de mais de vinte e cinco séculos condensada em pouco mais de duzentas palavras: que poder de síntese! A Palavra Profética cumpriu-se perfeitamente até aqui, e caminha para o seu cumprimento total. Louvado seja Deus por isso! "Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus e não há outro, eu sou Deus e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade". (Is 46:9, 10).

Nenhum comentário: