terça-feira, março 09, 2010

Especialistas não acreditam no fim do mundo

Em menos de três meses, 44 terremotos com magnitude superiores a 6 graus na escala Richter chacoalharam o planeta, segundo registros do centro nacional norte-americano de pesquisa geológica (USGS). A estimativa é que, ao todo, os tremores tenham causado esse ano mais de 223 mil mortes – o que já faz de 2010 o segundo pior ano da década em número de vítimas relacionadas a tremores. Apesar disso, os especialistas garantem: o mundo não está acabando.

De acordo com os sismólogos, não há relação visível entre os elementos ligados à formação desses terremotos e é mero acaso a sequência de tremores nas Ilhas Salomão (3 de janeiro, 7,2 graus), no Haiti (12 de janeiro, 7 graus), no Japão (26 fevereiro, 7 graus), no Chile (27 de fevereiro, 8,8 graus) e na Turquia (8 de março, 6 graus).

"Eles são todos terremotos, ou seja, têm a mesma definição: liberaram energia porque a rocha não resistiu a um esforço acumulado por um longo tempo. Mas eles não têm relação entre si, estão em placas litosféricas diferentes", afirma Tereza Higashi, professora de geofísica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em entrevista ao UOL Notícias. "Felizmente, não. Ainda não é o fim do mundo."

Para refutar a impressão de que estamos vivendo terremotos cada vez maiores, a professora cita dois enormes terremotos do passado: o tremor que atingiu a ilha de Sumatra em 2004, provocando cerca de 228 mil mortes; e o maior terremoto já registrado na história, que atingiu o Chile com a magnitude de 9,5 graus, em 1960. "Terremotos ocorrem desde que a Terra foi formada", lembra a professora.

José Roberto Barbosa, técnico de sismologia da Universidade de São Paulo (USP), reitera que os tremores recentes são independentes entre si. "Ninguém conseguiu comprovar que haja relação entre esses terremotos", afirmou.

O especialista afirma ainda que é impossível prever se no decorrer do ano podemos esperar uma atividade sísmica mais ou menos violenta.

"Pode ser uma coincidência. Pode ser que não aconteça mais nenhum tremor o resto do ano, pode ser que mês que vem um novo grande terremoto aconteça", afirma.

O próprio centro nacional norte-americano de pesquisa geológica USGS oferece em seu site uma hipótese para explicar por que temos a impressão de que as tragédias estão aumentando.

"Muitas pessoas em todo o mundo continuam a nos perguntar se o número de terremotos está subindo. Embora possa parecer que estamos tendo mais terremotos, tremores de magnitudes superiores a 7 se mantêm praticamente constantes", afirma a USGS.

"Uma explicação parcial pode estar no fato de que nos últimos 20 anos nós tivemos um aumento no número de terremotos que conseguimos identificar a cada ano. Isso se deve ao tremendo aumento no número de estações sismográficas no mundo e as melhoras na comunicação global", acrescenta. "Em 1931, havia cerca de 350 estações operando no mundo; hoje elas são mais de 8.000".

"De acordo com os dados de longo prazo (desde 1900), é possível esperar em média 17 grandes terremotos (de 7 e 7,9 graus) e um enorme terremoto (8 graus ou mais) por ano", conclui.

"Mesmo esses números, são apenas uma média", pondera a professora Higashi. "O grande sonho do geofísico é poder prever os terremotos. Mas terremoto é uma coisa muito complicada – no mesmo lugar, ele pode acontecer de maneiras muito diferentes. Mas é por isso que estamos estudando."

Fonte: UOL

NOTA: "Mero acaso" ou "coincidência"... Será? Antes de Seu retorno a esse mundo e do fim de todas as coisas, Jesus revelou que os sinais indicadores aumentariam em frequência e intensidade assim como as dores de parto antes da mulher dar à luz... "Especialistas" tentam provar que os terremotos não estão aumentando, e o que conseguem demonstrar é que sua fé é que está diminuindo. Isso tudo me faz lembrar o ditado popular, "quem avisa amigo é..."

13 comentários:

Almir Xavier da Silva disse...

Ainda faltou citar o terremoto de Taiwan, na Ásia, que ocorreu na mesma semana do terremoto do Chile.
Talvez porque não tenha tido tantos feridos ou registros de vítimas fatais tenha passado em branco.
O fato é que o mundo está próximo do fim. Bom, fim para àqueles que não crêem em Deus e não firma suas esperanças no Seu filho amado.
Jesus disse que haveria grandes terremotos em vários lugares e o que vimos até agora no início desse ano é o cumprimento fiel de sua profecia com terremotos acontecendo em praticamente todos os continentes (América Central, América do Sul, Ásia e Europa).
O fim está próximo, quem viver verá.
Maranata!

Alexandre - Condor disse...

O que acontece é que cada vez que acontece muitas tragédias, já vem meio mundo de profetas afirmando que o mundo vai acabar, quando na realidade todas essas tragédias sempre ocorreram e ocorrerão! Não estou dizendo que Cristo não vai voltar, Ele voltará. Mas por fazer de qualquer tragédia um sinal do fim do mundo é que o cristianismo está cada vez mais sem crédito.

Quanto as previsões aqui vão algumas frustadas e outras que vão frustar:

381 d.C. - Volta de Cristo anunciada por Tichonus (escritor do 4º século).

400 d.C. - Rabbi Dosa anunciava a vinda do Messias para o final do ano 400 baseado em Gên. 15:13.

500 d.C. - Sacerdote Romano anunciava a Vinda de Cristo para o ano 500 com base nas dimensões da Arca de Noé.

950 d.C. - Várias fontes profetizaram a vinda do anti-Cristo e do Apocalipse.

1000 d.C. - Muitos acreditavam que o mundo terminaria na virada do milênio.

1186 d.C. - A "Carta de Toledo" alertava para todos se esconderem nas cavernas e montanhas, pois o mundo estava prestes de ser destruído.

1420 d.C. - Os Taboritas predisseram que todas as cidades do mundo seriam destruídas pelo fogo.

1533 d.C. - Os Anabatistas pregavam que o milênio começaria neste ano dando início ao julgamento final.

1572 d.C. - Benedictus Aretius de Berne (1505-1547) calculou que os 1260 anos do livro de Daniel somados ao ano em que Constantino fez do Cristianismo a religião oficial (312) resultaria no ano da Volta de Cristo e do fim do mundo.

1656 d.C. - Retorno e conversão dos judeus anunciada como o fato que desencadearia o Armagedom (a última grande guerra entre o bem e o mal culminando com o fim do mundo).

1666 d.C. - O ano 1000 somado ao número da besta (666) fez muitos acreditarem que o mundo terminaria neste ano.

1715 d.C. - William Whiston, professor de matemática que sucedeu Newton em Cambridge, anunciou a volta de Cristo.

1809 d.C. - A galinha mágica de Mary Bateman colocou um ovo com uma mensagem dentro de que Cristo estava voltando.

1814 d.C. - A espiritualista Joanna Southcott anunciou a vinda de Cristo.

1836 d.C. - John Wesley, fundador do Metodismo, anunciou o início do milênio.

1844 d.C. - Guilherme (Willian) Miller com base nos cálculos de Daniel 8:14 marcou para 1843 a data da volta de Cristo, porém depois mudou para 22 de outubro de 1844.

1859 d.C. - Rev. Thomas Parker, ministro de Massachusetts, anunciou o início do milênio.

1910 d.C. - A passagem do cometa Harley fez muitos acreditarem que o mundo acabaria nesta ocasião.

1914 d.C. - As Testemunhas de Jeová esperavam a volta de Jesus para este ano.

1953 d.C. - David Davidson escreveu no seu livro "The Great Pyramid, Its Divine Message" que o mundo terminaria em agosto deste ano.

1957 d.C. - A Revista Torre de Vigia das Testemunhas de Jeová anunciou o Armagedom para abril deste ano.

1960 d.C. - Piazzi Smyth com base nas dimensões da pirâmide concluiu que o milênio mundial estaria começando antes do fim deste ano.

1967 d.C. - Quando a cidade de Jerusalém foi reclamada pelos judeus, os profetas de plantão anunciaram que o "Tempo dos Gentios" estava para terminar.

1970 d.C. - Anunciado que na metade deste ano um cometa se chocaria com a Terra.

1982 d.C. - Anunciado que o alinhamento dos planetas criaria uma força magnética que desencadearia o fim do mundo.

1988 d.C. - Muitos acreditavam no que escreveu Colin Deal, autor do best-seller "Christ Returns by 1988".

1992 d.C. - Outubro de 1992 é anunciado como o dia do Juízo de Deus.

1996 d.C. - Com base na cronologia de Ussher muitos acreditaram que neste ano a terra completaria 6000 anos e então o mundo teria fim dando início ao 7º milênio de paz na Nova Terra.

1999 d.C. - Fim do mundo anunciado para 11 de agosto de 1999.

Alexandre - Condor disse...

2000 d.C. - Com base no dito popular "A mil chegará; de dois mil não passará", muitos acreditavam que o mundo teria fim juntamente com o fim do milênio. As profecias de Nostradamus também foram re-interpretadas de forma a indicarem que o fim havia chegado.

2007 d.C. - Fim do mundo com base no cálculo da data de retorno dos judeus a Palestina (1967) mais os 40 anos reservados a este povo.

2012 d.C. - Profecia Maia aponta para grandes mudanças no mundo que imporão um fim na forma atual como o homem vive.

2016 d.C. - Data do fim do mundo de acordo com o professor Lloyd Cunningdale.

2034 d.C. - Data do fim do mundo de acordo com John Denton.

2047 d.C. - De acordo com a Igreja de Blair a raça humana encontrará seu fim às 3:28 am do dia 14 de setembro de 2047.

Como todo Cristão, acredito na volta de Cristo, porém, é fato que essa data não está determinada.

“Porém, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente o Pai. E, como nos dias de Noé, assim, será também a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis” (Mt 24.36-44).

Logo, se vocês acreditam na Bíblia e no Deus da Bíblia, se apeguem a Ele, confie nEle e fiquem frios.
Não julgue os que não acreditam Nele, porque se Ele é realmente tão bom irá salvar a parcela que presta da humanidade, independente de denominações religiosas! Não cabe a ninguem julgar quem vai ou quem fica!

Alexandre - Condor disse...

só pra lembrar, em termos de intensidade o tremor que atingiu a ilha de Sumatra em 2004, provocando cerca de 228 mil mortes; e o maior terremoto já registrado na história, que atingiu o Chile com a magnitude de 9,5 graus, em 1960, superam estes de hoje, o que refuta o aumento da itensidade dos abalos.

logo: sempre ocorreram terremotos

RADIO TERRA FÉRTIL disse...

A Paz irmão, coloquei o se bannner no meu Blog http://triunfoemgraca.blogspot.com/e já estou te seguindo.

Os especialistas sempre vão dizer que tudo é coincidência, que sempre existiram coisas assim. Serão os mesmos que vão tentar explicar o arrebatamento da Igreja, os fenomenos do juizo de Deus na tribulação, etc. O certo é que ele vem e vem rápido, pois os sinais estão anunciando sua vinda.

Almir Xavier da Silva disse...

Arrebatamento da igreja? Tribulação?

Acho que tem gente assistindo demais a série de filmes Deixados para Trás, rsrsrsrsrs...

Unknown disse...

Para todos aqueles que se referem às catástrofes naturais dos últimos tempos e se servem do argumento "essas coisas sempre existiram e de igual forma", gostaria de dizer algo: como já foi mencionado, num comentário anterior, ao longo da História Satanás fez bem o seu trabalho, levantando falsos profetas que anunciavam falsas profecias sobre o fim do mundo, atingindo assim o seu objectivo de descredibilizar a profecia de Cristo relativa aos sinais que antecederiam a Sua vinda e a promessa do Seu retorno, o que conseguiu efectuar com sucesso, pelo menos na mente daqueles que não tem o conhecimento. É certo que catástrofes naturais, guerras, fome etc. existem há muito tempo, mas não exactamente da mesma forma que no passado. Até hoje as catástrofes naturais nunca tinham ocorrido de forma tão diversa, frequente, intensa e tão abrangente em termos geográficos como nos últimos tempos... indiquem-me por ex. um momento na História em que tenha havido tremores de terra significantes, todos mais ou menos com mesma intensidade (entre 6º e 7º), em todos os dias durante uma semana inteira, em vários locais diferentes (como aconteceu na semana do tremor de terra do Haiti)... Relativamente às guerras, um outro sinal do final dos tempos, há séculos atrás com uma seta matava-se uma pessoa de cada vez, hoje com uma bomba atómica pode-se destruir uma cidade inteira e matar milhares de pessoas num só momento, por isso esse argumento não é válido. Mas as pessoas esquecem-se disso de que o que a profecia enfatiza não são esses acontecimentos e factores isolados, mas sim a conjugação de todos eles (fome, doenças, guerra etc.) em determinado período de tempo, que é algo que se encaixa na sua totalidade no "cenário" que presenciamos actualmente, a todos os níveis.

DOUTOR CORAÇÃO disse...

Dr. Ivan Lessa
Embora o nº de terremotos impressionem, lembro-me de que Cristo falou que eles não seriam indicadores do fim. Mas, falando sobre Sua 2ª vinda, disse que seria como na época de Noé. O que eu posso entender por isso? Naqueles dias a vida seguia o seu curso normal e não havia expectativa de nenhuma grande catástrofe mundial. Há algum tempo atrás, conversando com o Prof. Gerson Pires de Araújo, a respeito do 'Estudo de Massashussetes' (que a pouco tempo ele havia adquirido quando lá estivera), este minucioso trabalho afirmava que os limites do crescimento da Terra, na melhor das hipóteses, estaria por volta do ano 2040. Por volta desse ano muitos recursos importantes estariam esgotados, o que poderia provocar uma grande recessão mundial. Imagine um mundo em recessão, com deficiência de energia, de alimentos, de matérias primas importantes, tais como o cobre e outros elementos importantes, e sem falar nas conseqüências do aquecimento global e de sua repercussão na lavoura, na pecuária, nos mananciais... Jesus não disse que voltaria num momento de caos no mundo, num momento como esse que os cientistas aguardam, não é? Por isso a volta de Jesus deverá ocorrer em algum ano dos próximos 30 anos que estão bem a nossa frente. Quem viver, verá!

Unknown disse...

Pessoal!

Sem datas, por favor!

Elyson Scafati disse...

Bem pessoas

O apocalipse, como não tem data ou hora marcada, se adapta a qualquer evento ruim que possa acontecer. Ou seja, é a profecia "coringa".

Quando romanos perseguiam cristãos era o fim do mundo, havia os sinais do apocalipse.

Átila foi o flagelo de Deus. Era iminente o fim do mundo, pois se confirmava o apocalipse.

Quando Roma caiu em poder dos bárbaros era o sinal do apocalipse.

Quando o Islã chegou à Europa e a Ásia Menor era o sinal do apocalipse.

Quando os vikings passaram a saquear as costas européias eram o exército do anticristo e o fim estava próximo.

Quando o Kan chegou à Europa era o anticristo e o fim era iminente.

Os colonos ingleses ao chegarem a América e se depararem com os índios disseram que eles eram o exército do anticristo e o fim era iminente.

A 1 e a 2 Guerras foram o sinal do apocalipse.

O avanço do comunismo foi o sinal do apocalipse.

Hoje os terremotos são o sinal do apocalipse.

Caramba!!!! Cresçam um pouco!!!Parem de pensar em morte, desgraças e toda a sorte de coisas ruins e vivam, sejam felizes ao lado de seus entes queridos!!!

Quanto mais acreditamos nessas coisas menos fazemos para evitá-las e mais contribuímos para que elas de fato ocorram.

Parem de buscar pelo fim, pois este chegará quando menos esperarem, ou seja todos, um dia morreremos.

Podem ter certeza, se acontecer uma desgraça de proporções "apocalípticas" todos seremos arrebatados!!! Pela extinção é claro.

Por isso vivam, sejam felizes e façam o melhor pelo seu mundo e consequentemente pelos seus futuros descendentes.

Alexandre - Condor disse...

Assino embaixo Elyson! Parece que as pessoas "santas" sentem um prazer mórbido pelo fim do mundo. Não consigo ver felicidade em um evento final que vai matar todos aqueles que não seguem a risca Jesus Cristo, mesmo sendo pessoas sinceras e boas. Sem falar nos animais que não tem nada a ver com conflito ou coisas do tipo e vão pagar com a morte também.
Eu hein! Vivam suas vidas felizes sem apontar o dedo para aqueles que vivem diferente de vocês.

Elyson Scafati disse...

Pois é Alexandre... Há um velho ditado judeu que diz: "Quem aponta um dedo para alguém têm três apontados para si mesmo."

Felicidade, ética, bondade, moralidade e altruísmo não dependem de religião ou de crença nisso ou naquilo, mas de caráter pessoal.

Por isso sejamos felizes, enquanto nosso mundo existir. Façamos de tudo para guardá-lo, pois este é nosso único lar de verdade e será o de nossos futuros descendentes.

Tomara que um dia parem com esse pensamento mórbido e egoísta de salvação no além e destruição de tudo.

A salvação e a destruição estão aqui. Não cabe a nenhum ser do além vir aqui e resolver nossos problemas. Isso é IRRESPONSABILIDADE e EGOÍSMO.

A salvação cabe a nós mesmos. Por isso devemos saber resolver nossas diferenças e criar saídas para os problemas que geramos.

Não somos os donos deste mundo nem de nada além daqui. Estamos aqui de passagem e não temos o direito de apertar o "botão dane-se" para os outros e para as demais espécies, a fim de esperar pelo fim, porque seremos salvos na glória divina.

Será que quem clama e deseja ardentemente o fim do mundo merece a glória?

Eu acho que não, pois se esqueceu de viver; está morto em vida e deseja arrastar os demais para esta morte sombria. Isso é triste e digno de piedade, seja humana, como divina.

pensemos....

Unknown disse...

Alexandre,

Não confunda a sutil idéia ateísta colocado pelo Elyson. É bem verdade que as pessoas(inclusive da igreja) costumam estipular datas e mais datas para a volta de Jesus mesmo sabendo que ninguém de fato sabe quando será(Mateus 24:36). Mas isso não tira a certeza de que Jesus Voltara!

Para melhor entendimento do assunto aqui debatido, recomendo fortemente a leitura do Livro "A História da Redenção" de Ellen White. Tenho certeza que esse livro te ajudará nas repostas que precisa e fará mudar completamente sua visão em relação a esse maravilhoso evento.